Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Quais são as demandas do consumidor para 2022?

Homem equilibra embalagens de comida para viagem

O relatório de “Tendências para o mercado de ingredientes em 2022” publicado pelo portal Food Connection aponta que o mercado de bebidas e alimentos ainda será moldado pelos impactos das mudanças mundiais ocasionados pela pandemia nos últimos anos, com consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com o bem-estar e qualidade de vida.

“A pandemia afetou o padrão de consumo pela restrição de renda, mas também ressaltou preocupação com a saúde, afetando as escolhas de alimentos pela população”

Flávia Regina de Faria, professora de Tecnologia de Alimentos no SENAI-SP

Principais demandas

Saúde e bem-estar

Entre os assuntos mais pautados entre analistas de mercado, a mudança positiva do comportamento da população em relação a saúde e suas implicações no bem-estar físico, mensal e social também podem interferir na escolha do consumidor, que tem como preocupação da qualidade de vida e também do sistema imune.

A pandemia despertou hábitos alimentares mais saudáveis na população. Segundo pesquisa da Mintel, 40% dos brasileiros afirmaram terem adotado melhores condutas alimentares durante a pandemia. Esta é uma oportunidade para oferecer soluções em alimentos e bebidas que atendam esse público engajado na busca de um estilo de vida mais saudável.

Saúde intestinal

O aumento da conscientização sobre a importância da saúde intestinal impactará ainda mais a escolha do cliente. A utilização de ingredientes pró e prebióticos, bem como fibras, poderão diferenciar seu produto na prateleira, uma vez que os consumidores estão atentos aos benefícios do bom funcionamento intestinal.

Plant-based

Entre as principais demandas do consumidor para este ano, uma das que mais chama atenção é o aumento da busca por alimentos e bebidas plant based como alternativa às proteínas  de origem animal. De acordo com a Grand View Research, o mercado de mundial de carne vegetal deve atingir 24,8 milhões de dólares até 2030 com crescimento de 19,3% por ano até lá. O grande desafio da indústria é desenvolver produtos que mantenham o sabor e experiência sensorial dos alimentos de origem animal com qualidade nutricional.

Clean label

A transparência também é um aspecto que continuará a ser valorizado pelos consumidores, que querem alimentos e bebidas saudáveis e com fonte de ingredientes conhecidas. O clean label mais do que nunca estará em alta, evoluindo da valorização do uso de ingredientes naturais para o acesso a origem dos mesmos e de como o alimentos e bebidas são feitos.

Buscando por soluções que para desenvolver alimentos, bebidas e suplementos alinhados com as demandas do seu público?

Entre em contato com nossos especialistas!

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.