Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Saúde mental em foco: quais nutrientes podem auxiliar no bem-estar psíquico?

Saúde mental

De acordo com a OMS, a saúde é definida como um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade. A saúde mental é determinada como um estado de bem-estar em que o indivíduo percebe suas próprias habilidades, pode lidar com os estresses cotidianos, funciona de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir com a comunidade.

Sendo assim, três ideias centrais para melhoria da saúde decorrem desta definição:

  • a saúde mental é parte integrante da saúde;
  • a saúde mental é mais do que ausência de doenças;
  • a saúde mental está intimamente ligada à saúde física e ao comportamento. 
 

Saúde mental e nutrição

O que comemos e bebemos afeta como nós nos sentimos, pensamos e nos comportamos.

Um bom estado nutricional é importante para manter as funções do corpo e prevenir ou mitigar a disfunção induzida por fatores internos ou externos. As deficiências nutricionais frequentemente resultam em função prejudicada e, inversamente, a ingestão em níveis recomendados pode retomar ou melhorar ainda mais as funções corporais. Um número crescente de estudos está revelando que a dieta e a nutrição são essenciais não apenas para a fisiologia e a composição corporal, mas também têm efeitos significativos no humor e no bem-estar mental.

O perfil alimentar afeta não apenas a composição, estrutura e função do cérebro, mas também hormônios endógenos, neuropeptídeos, neurotransmissores e o eixo microbiota-intestino-cérebro, por sua vez desempenhando um papel fundamental na modulação do estresse e inflamação e na preservação da função cognitiva. Além de uma dieta saudável e balanceada, a suplementação de micronutrientes – como vitaminas e minerais – e macronutrientes – como ácidos graxos – pode proporcionar diversos efeitos benéficos por conta de seus múltiplos papéis biológicos.

Fatores de proteção para a saúde mental

A saúde mental é um componente integral e essencial da saúde humana e um estilo de vida pouco saudável pode estar associado a uma saúde mental precária. As descobertas científicas encorajam a integração de micro e macronutrientes em uma dieta bem balanceada e variada, acompanhada por um estilo de vida saudável, para preservação da função cerebral normal e bem-estar. Essa estratégia é particularmente importante quando se considera o envelhecimento populacional no mundo e que os significantes impactos sofridos pelo cérebro ao longo da vida.

Alimentar o cérebro com uma dieta que forneça quantidades adequadas de carboidratos complexos, gorduras essenciais, aminoácidos, vitaminas, minerais e água é importante para dar suporte a uma atividade neurotransmissora saudável. Vitaminas e minerais realizam uma série de funções essenciais e desempenham um papel crucial na proteção da saúde mental, incluindo auxiliar os ácidos graxos essenciais a serem incorporados pelo o cérebro e ajudando os aminoácidos a se converterem em neurotransmissores e os carboidratos em glicose.

Embora seja de conhecimento comum que os micronutrientes promovem saúde física, poucas pessoas sabem que as vitaminas e minerais que são absorvidos pelo nosso corpo afetam também nossa saúde mental. Quando falamos em saúde e nutrição, não podemos separar nossa mente do nosso corpo. Os dois estão intimamente ligados e quando um é negligenciado, o outro pode sofrer.

Os melhores nutrientes para a saúde mental

Vitaminas do complexo B – elas são necessárias para a produção de neurotransmissores no cérebro que influenciam os padrões de comportamentos mentais e o humor, gerando a sensação de prazer e bem-estar. Podem ainda, ajudar a combater a fadiga, melhorar sua memória e permitir que você trabalhe em todas as áreas com mais clareza. 

Deficiências de tiamina (B1) podem trazer dificuldades de concentração e atenção. A deficiência das vitaminas B6, B5 e B12, pode causar irritabilidade, estresse, e memória fraca. Já vitamina B12 e folato (B9) são aliados na manutenção de um sistema nervoso saudável. 

Magnésio – desempenha muitos papéis importantes no organismo, entre eles, controlar os níveis de neurotransmissores e regular certos hormônios que são cruciais para acalmar o cérebro e promover o relaxamento. Assim, a deficiência de magnésio se manifesta com sintomas de irritabilidade, insônia e depressão.

Zinco – Mineral essencial com efeitos positivos no sistema nervoso e um efeito relaxante. Está relacionado à proteção de neurônios e à melhora de quadros de estresse. Sua deficiência está associada com sintomas como confusão, depressão, perda de apetite e falta de motivação.

Quer conhecer outros ingredientes que podem contribuir para o bem-estar mental do seu público? 

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.