Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Vitaminas e Minerais: o que são, como atuam e qual a importância?

Vitaminas e Minerais

Vitaminas e minerais são considerados nutrientes essenciais e, atuando em conjunto, desempenham importantes papéis ao corpo humano. Eles ajudam a escorar ossos, curar feridas e fortalecer o sistema imunológico. Também são responsáveis por converter alimento em energia e reparar o dano celular. São frequentemente chamados de micronutrientes porque nosso corpo precisa apenas de pequenas quantidades.

Assim como a falta desses micronutrientes essenciais pode causar danos substanciais ao nosso corpo, obter quantidades suficientes pode proporcionar muitos benefícios, como:

Ossos fortes: Uma combinação de Cálcio, Vitamina D, Vitamina K, Magnésio e Fósforo auxilia a fortificação óssea, prevenindo-os de possíveis lesões e fraturas.

 

Previne malformações congênita: Suplementar a dieta com ácido fólico no início da gravidez auxilia na prevenção de malformação congênita no cérebro e medula espinhal do bebê.

 

Dentes saudáveis: O mineral flúor não apenas ajuda na formação óssea, mas também na prevenção de cáries

 

A diferença entre vitaminas e minerais

Embora todos sejam considerados micronutrientes, vitaminas e minerais se diferem de maneiras básicas. As Vitaminas são substâncias orgânicas, de origem vegetal ou animal. Com exceção da Vitamina D, que pode ser produzida através da exposição aos raios ultravioletas da luz solar, as vitaminas não podem ser sintetizadas pelo nosso corpo e são obtidas principalmente através da alimentação.  Já os Minerais são elementos inorgânicos, obtidos originalmente de rochas, do solo ou da água, embora possa participar de nossa dieta através de um vegetal que o tenha absorvido do meio ambiente ou de um animal que tenha ingerido tal vegetal.

O corpo precisa de quantidades maiores de alguns minerais, como o Cálcio, para crescer e permanecer saudável. Outros minerais como o Cromo, o Cobre, o Iodo, o Ferro, o Selênio e o Zinco são chamados de minerais-traço, pois precisamos de quantidades muito pequenas no dia-a-dia.

As vitaminas têm estruturas complexas que podem ser quebradas pelo calor, ar ou ácido. Os minerais são elementos mais simples que se agarram às suas estruturas químicas. Isso significa que os minerais podem facilmente encontrar o caminho para o nosso corpo através das plantas, peixes, animais e líquidos que consumimos. Em contrapartida, é mais difícil transferir as vitaminas dos alimentos para o corpo, pois os processos de cozimento, armazenagem e até a simples exposição ao ar podem inativar esses compostos mais frágeis.

Tipos de vitaminas

Existem dois tipos de vitaminas: as solúveis em gordura e as solúveis em água.  As vitaminas lipossolúveis – A, D, E e K – dissolvem-se em gordura e podem ser armazenadas em nosso corpo. Essas vitaminas encontram porta de entrada no sistema sanguíneo através dos canais linfáticos da parede intestinal. Juntos, este quarteto de vitaminas ajuda a manter os olhos, a pele, os pulmões, o trato gastrointestinal e o sistema nervoso em bom estado de conservação e funcionamento.

Capsulas vitamínicas

Já as vitaminas solúveis em água – Vitamina C, as Vitaminas do complexo B (B5, B6, B12, a Niacina (B3), Riboflavina (B2), Biotina, Tiamina (B1) e Ácido fólico – precisam se dissolver na água antes que o organismo possa absorvê-las. Como grande parte do nosso corpo é composto de água, muitas das vitaminas hidrossolúveis circulam facilmente por ele. Os rins regulam continuamente os níveis de vitaminas solúveis em água, desviando os excessos do corpo para a urina. Por isso, é importante o consumo regular dessas vitaminas para evitar a escassez. A vitamina B12 é a única vitamina solúvel em água que pode ser armazenada no fígado por mais tempo. 

Embora essas vitaminas tenham muitas tarefas no corpo, uma das mais importantes é ajudar a liberar a energia encontrada nos alimentos que consumimos e manter os tecidos saudáveis. 

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Este post tem um comentário

  1. Laura

    Muito interessante!

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.