O relatório de “Tendências para o mercado de ingredientes em 2022” publicado pelo portal Food Connection aponta que o mercado de bebidas e alimentos ainda será moldado pelos impactos das mudanças mundiais ocasionados pela pandemia nos últimos anos, com consumidores cada vez mais exigentes e preocupados com o bem-estar e qualidade de vida.
“A pandemia afetou o padrão de consumo pela restrição de renda, mas também ressaltou preocupação com a saúde, afetando as escolhas de alimentos pela população”
Principais demandas
Saúde e bem-estar
Entre os assuntos mais pautados entre analistas de mercado, a mudança positiva do comportamento da população em relação a saúde e suas implicações no bem-estar físico, mensal e social também podem interferir na escolha do consumidor, que tem como preocupação da qualidade de vida e também do sistema imune.
A pandemia despertou hábitos alimentares mais saudáveis na população. Segundo pesquisa da Mintel, 40% dos brasileiros afirmaram terem adotado melhores condutas alimentares durante a pandemia. Esta é uma oportunidade para oferecer soluções em alimentos e bebidas que atendam esse público engajado na busca de um estilo de vida mais saudável.
Saúde intestinal
O aumento da conscientização sobre a importância da saúde intestinal impactará ainda mais a escolha do cliente. A utilização de ingredientes pró e prebióticos, bem como fibras, poderão diferenciar seu produto na prateleira, uma vez que os consumidores estão atentos aos benefícios do bom funcionamento intestinal.
Plant-based
Entre as principais demandas do consumidor para este ano, uma das que mais chama atenção é o aumento da busca por alimentos e bebidas plant based como alternativa às proteínas de origem animal. De acordo com a Grand View Research, o mercado de mundial de carne vegetal deve atingir 24,8 milhões de dólares até 2030 com crescimento de 19,3% por ano até lá. O grande desafio da indústria é desenvolver produtos que mantenham o sabor e experiência sensorial dos alimentos de origem animal com qualidade nutricional.
Clean label
A transparência também é um aspecto que continuará a ser valorizado pelos consumidores, que querem alimentos e bebidas saudáveis e com fonte de ingredientes conhecidas. O clean label mais do que nunca estará em alta, evoluindo da valorização do uso de ingredientes naturais para o acesso a origem dos mesmos e de como o alimentos e bebidas são feitos.