Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Como a alimentação balanceada pode contribuir para a prevenção de patologias?

orgãos e alimentos

Nosso corpo precisa de combustível na forma de alimento todos os dias. Uma dieta balanceada consiste em frutas, vegetais, laticínios com baixo teor de gordura ou sem gordura, grãos inteiros, proteínas e gorduras, mas limita o colesterol, gorduras saturadas, gorduras trans, açúcar e sódio. Quando hábitos alimentares inadequados ficam fora de controle, podem causar sérios problemas de saúde.

Uma dieta pobre em nutrientes pode prejudicar nossa saúde e bem-estar diários e reduzir nossa capacidade de levar uma vida ativa. No curto prazo, pode contribuir para o aumento do nível de estresse, cansaço e queda de energia. Com o tempo, ela pode contribuir para o risco de desenvolver algumas doenças e outros problemas de saúde, como obesidade, pressão alta, colesterol alto, doenças cardíacas e derrame, diabetes tipo II, osteoporose, câncer, depressão, saúde física e mental, distúrbios alimentares e uma série de outras patologias.

Além disso, os hábitos alimentares também interferem no bem-estar mental e físico de cada um de nós. O que comemos afeta o sistema imunológico, a saúde óssea, o desempenho atlético, entre outras funções. Nos aspectos de saúde mental, por exemplo, a alimentação saudável desempenha um papel de suporte à cognição, na resolução de problemas, na memória, no estado de alerta, no sono e no processamento de informações. Uma boa nutrição é importante para o desenvolvimento e manutenção adequados do cérebro de função cognitiva normal.

Fonte de macronutrientes

Embora a maioria dos alimentos contenha mais de um nutriente, nenhum deles fornece a totalidade de nutrientes dos quais o corpo necessita. Por isso, é importante ingerir uma variedade de alimentos saudáveis ​​para garantir que a dieta seja nutricionalmente balanceada e forneça todos os nutrientes de que o corpo precisa para funcionar. Os três macronutrientes – carboidratos, proteínas e gorduras – fornecem energia ao corpo na forma de calorias, entre outras funções essenciais. Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo, as gorduras aumentam a absorção de vitaminas e as proteínas são vitais para o crescimento, manutenção e suporte estrutural do tecido muscular.

A mistura de micronutrientes

Junto com os macronutrientes, seu corpo também requer a ingestão de micronutrientes como as vitaminas e minerais, que são necessários para manter o corpo funcionando adequadamente. Alguns micronutrientes importantes incluem vitaminas A, B, C, D, E e K, ferro, cálcio, zinco, cobre, iodo, manganês e cobalamina.  Em comparação com os macroingredientes – proteínas, carboidratos e gorduras – o corpo precisa de quantidades muito menores desses nutrientes para se manter em boas condições de funcionamento. Ainda assim, ingerir muito pouco ou muito dos micronutrientes pode causar efeitos fisicamente devastadores.

Os micronutrientes desempenham papéis vitais no crescimento, no metabolismo e afetam a função enzimática nas células. Com exceção da vitamina D, os micronutrientes não são produzidos pelo nosso organismo e devem ser adquiridos em nossa dieta.

Fazendo mudanças

Uma alimentação saudável é o ingrediente de uma vida bem equilibrada. Isso significa obter o suficiente de todos os nutrientes importantes, escolher uma variedade de alimentos de cada grupo alimentar e evitar excesso de gordura, açúcar, sal e álcool. A saúde física, mental e social está ligada à sua dieta e vice-versa. Melhorar um desses elementos pode ter um impacto positivo nos demais. Trabalhar em sua saúde física, mental e social enquanto você melhora sua dieta fortalece seus esforços em todas as áreas, levando a uma sensação geral melhor de bem-estar.

Saúde física

Alimentos saudáveis ​​fornecem às células do corpo os nutrientes de que precisam para desempenhar suas funções corretamente. Sem alimentos nutritivos, os processos metabólicos diminuem drasticamente com declínio da saúde física. Alimentos saudáveis ​​também ajudam a proteger o corpo contra doenças, como doenças cardíacas, diabetes tipo II e câncer.

Saúde mental

A falta de algumas vitaminas e minerais, como vitamina B12, cálcio e ferro, está relacionada a sintomas da depressão.  Comer refeições nutritivas regularmente fornece a energia necessária para viver e completar as tarefas diárias necessárias para uma vida feliz e equilibrada. Sem energia suficiente, não somos capazes de realizar tudo o que precisamos em nossa rotina, o que pode afetar negativamente na saúde mental.

Saúde social

Ingerir alimentos saudáveis ​​auxilia no controle do peso corporal, no aumento de energia e na melhoria da saúde mental. Ter uma boa aparência e se sentir bem consigo mesmo tem um impacto positivo na autoconfiança. Uma autoestima elevada pode torná-lo mais confiante socialmente, fortalecendo seu desejo de fazer novas amizades e conexões. Além disso, a melhoria da saúde física pode torná-lo menos vulnerável a doenças debilitantes que podem afetar suas oportunidades sociais.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.