Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

O sono e a sua influência sobre a saúde

Relógio biológico apresentando as diferenças que vivemos entre o dia e a noite

O sono é o momento em que nosso organismo repõe as energias e regula o metabolismo, exercendo papéis fundamentais como a síntese proteica, crescimento muscular e reparo de tecidos. Estudos apontam que para um indivíduo adulto, a média ideal de sono sem interrupções é de 7 a 8 horas por noite. Já para bebês, crianças e adolescentes esse número é maior, uma vez que durante o sono acontece a liberação do hormônio do crescimento.

Ter uma rotina de sono de qualidade propicia uma série de benefícios para a saúde em geral, como reforço do sistema imunológico, manutenção do peso corporal, diminuição do risco de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e obesidade por exemplo.

“Dormir hoje é uma medida de sucesso, uma habilidade a ser cultivada e nutrida”

Penélope Green, jornalista do The New York Times

O hormônio do sono

Conhecido como hormônio do sono, a melatonina é produzida principalmente pela glândula pineal, localizada na região do cérebro, e é ativada pela a ausência de estímulos luminosos. Ao anoitecer, a glândula secreta o hormônio e envia sinais ao organismo para que inicie as adaptações fisiológicas que irão preparar o corpo para o sono, como a diminuição da pressão arterial, da produção de insulina e da temperatura corporal.

Fontes de melatonina

A melatonina também é encontrada em alguns alimentos que podem ser consumidos como adjuvantes na prevenção e tratamento de distúrbios do sono. Entre os alimentos estão o morango, cereja, uva, kiwi, banana, abacaxi, laranja, mamão papaia, manga, tomate, azeitona, sementes, vinhos, carnes (frango, carneiro, porco, peixe), leite de vaca, cereais, aveia, cevada, pimenta, cogumelos e outros.

Fatores redutores e inibidores da produção da melatonina

Assim como a presença do hormônio oferece diversos benefícios para o organismo, a redução dos níveis de melatonina pode ser prejudicial ao indivíduo. Isso por que a sua ausência desregula o ciclo circadiano, popularmente conhecido como relógio biológico. As consequências podem ser o desequilíbrio entre o consumo e armazenamento energético, deixando o indivíduo suscetível a doenças metabólicas e a diminuição das barreiras do sistema imunológico com aumento de casos de infecções por exemplo.

Alguns fatores reduzem e/ou inibem a produção da melatonina em nosso organismo. Com o avançar da idade, o corpo passa a produzir uma quantidade menor do hormônio. Estudos indicam que essa queda se inicia aos 30 anos e, por isso, é mais comum observamos distúrbios do sono em indivíduos adultos e maduros. Outro fator que inibe a sua produção é a exposição a luzes durante a noite, especialmente as de aparelhos eletrônicos. Os sinais luminosos próximo do período de sono são absorvidos pela retina e confundem o organismo, fazendo-o acreditar que ainda é dia. O estresse também pode ser um fator de interferência.

Melatonina como suplemento alimentar

Recentemente a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) autorizou o uso da melatonina na forma de suplemento alimentar. Por se tratar de uma substância bioativa já presente em alguns alimentos, a melatonina poderá ser sintetizada em laboratório e comercializada no país, sem receita, como suplemento alimentar. Ainda assim, é importante consultar um médico para a recomendação ideal.

Entre em contato com nossos especialistas e entenda as possibilidades de aplicação da melatonina em suplementos alimentares

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.