Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Conheça as 3 principais tendências do mercado alimentício identificadas durante a IFT 2022 em Chicago

mercado alimentício

O mercado de alimentos está sempre em movimento e o desenvolvimento de novos produtos se baseia, quase sempre, em indicadores e mapas das tendências de consumo.

Embora o investimento de marcas para apresentar novos ingredientes, o destaque da edição do IFT 2022 foi outro: a comunicação dos seus benefícios.

Durante o IFT Chicago 2022, um dos principais eventos em tecnologia alimentar, o que mais chamou a nossa atenção foi a forma de comunicar os produtos para os consumidores, explorando benefícios e características que muitas vezes já existiam em seus ingredientes e hoje estão alinhadas com as principais tendências, como por exemplo, óleos vegetais com selos plant-based.

Bruna Lourenço, Gerente de Desenvolvimento de Negócios na Nutror®

Confira as principais tendências apresentadas no evento:

Plant-based, hoje e sempre!

O plant-based, que já é uma realidade, demonstrou manter-se em alta. O evento revelou um crescimento exponencial de tecnologias para desenvolvimento de proteínas alternativas para outras matrizes alimentares, além das já tradicionais.

As marcas presentes no apresentaram uma série de bebidas, leites, queijos, cookies “carnes” e embutidos, “frutos do mar”, tudo com muito avanço em aspectos funcionais, de sabor e textura.

Redução de açúcar, alternativas naturais ganham destaque

A redução do açúcar nos alimentos é uma tendência prevalente. Entre as soluções para mascarar o amargor, realçar o dulçor e o umami, estão alternativas de edulcorantes naturais, além da já conhecida estévia.

Sustentada pela busca por uma alimentação mais saudável e num cenário oportuno de novas regulamentações de rotulagem, outros edulcorantes naturais se destacam, como a alulose, a tagatose e a monk fruit (fruta do monge), ainda pouco explorados no Brasil.

Fibras alimentares, multifuncionalidade explorada ao máximo

A multifuncionalidade das fibras também chamou a atenção, em especial na substituição de açúcar por edulcorantes.

Uma vez que a proporção de uso do açúcar é geralmente maior do que a dos edulcorantes, é necessário preencher este espao com outras alternativas que cumpram também funções sensoriais e tecnológicas no alimento, como as fibras.

Pensando em desenvolver produtos alinhados às tendências de consumo?

Da ideia ao consumo, conte com os nossos especialistas.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.