Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

O que é a fome oculta e como ela afeta a sua saúde?

homem comendo um sanduiche

A fome oculta é defina pela carência de um ou mais micronutrientes que atuam em funções essenciais para o organismo, como a regulação de enzimas e hormônios, manutenção do ritmo cardíaco, contração muscular, funcionamento cerebral e no equilíbrio do organismo como um todo.

Ela não acomete apenas pessoas que vivem em situação de escassez de comida, mas também àquelas que têm acesso a uma alimentação saudável, que se alimentam em quantidades adequadas e até em excesso, mas que por algum motivo optam por alimentos que saciam, mas não nutrem.

Os sinais da fome oculta incluem cansaço, sonolência, dificuldade de concentração, instabilidade de humor, 1ueda de imunidade entre outros.

A meta de “fome zero” até 2030 está cada vez mais distante

Entre os 17 objetivos globais para o desenvolvimento sustentável da ONU até 2030, acabar com a fome é um dos destaques para alcançarmos a segurança alimentar, melhoria da nutrição e garantir o acesso desses alimentos a todas as pessoas.

Apesar disso, a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), indica que o mundo se distancia deste objetivo.

Em 2021, estima-se que 828 milhões de pessoas sofreram com a fome de acordo com a FAO, o Fundo Internacional para Desenvolvimento Agrícola, a Unicef, o Programa Mundial de Alimentos e a Organização Mundial da Saúde. Isso equivale a 9,8% da população mundial. Este é um problema global, mas que acomete principalmente a América Latina, Ásia e a África.

Ações concretas que reduzam a fome e produzam alimentos mais nutritivos são urgentes.

Qual é o papel da indústria nesse cenário?

Segundo os especialistas, o grande dilema da fome oculta está na diversificação da alimentação diária. Seja pela falta de acesso aos alimentos, falta de informação ou de tempo, o desafio da alimentação equilibrada atinge grande parte da população no Brasil e no Mundo.

A OMS, a ONU e o Unicef atuam em conjunto promovendo diversos programas para combater e prevenir a fome oculta e a desnutrição. Entre as diretrizes apontadas pelas organizações, estão a diversidade alimentar, o uso de suplementos alimentares e a fortificação de alimentos e bebidas.

Ofertar a quantidade adequada de nutrientes em pequenas porções de alimentos e difundir conhecimento sobre hábitos alimentares saudáveis são contribuições fundamentais da indústria à população.

Melhoria alimentar se resume em uma palavra: equilíbrio. Todos os alimentos, in natura ou industrializados, quando consumidos adequadamente são fontes saudáveis.

Entenda como nossos especialistas podem lhe ajudar a combater a fome oculta através da suplementação e fortificação de alimentos.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.