Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

4 insights para a produção de alimentos inovadores em 2023

Alimentos inovadores 2023

Estivemos presentes na FI Europe & HI e vimos de perto como a indústria de alimentos e bebidas está se preparando para atender um público cada vez mais exigente. Confira os principais movimentos identificados reunidos em 4 insights para a produção de alimentos inovadores.

O poder do plant based

A busca por alimentos saudáveis e alternativos as proteínas animais só aumenta ao redor do mundo. As marcas têm demonstrado avanços no desenvolvimento de alimentos plant based com melhor qualidade nutricional e funcional.

Outras alternativas de fontes proteicas vegetais também figuram entre os ingredientes, como girassol, grão de bico, fava e batata, que saem na frente em aspectos sensoriais como palatabilidade, sabor e até digestibilidade quando comparados à proteína de ervilha, mas ainda assim sem a mesma competitividade.

O desafio de encontrar um aminograma completo para competir com a proteína animal ainda persiste, inclusive em iniciativas científicas que passam a ganhar espaço, como a produção de carnes e lácteos de origem não animal desenvolvidos através da cultura celular e fermentação.

Proteínas de carne cultivadas em laboratório e queijos não derivados de animais têm chamado a atenção de consumidores.

O recado é claro: clientes querem ver nas gôndolas alimentos e bebidas plant based protagonistas e que imitem menos proteínas animais e derivados do leite, com cada vez mais variedade e sabor.

Conveniência e qualidade para rotinas agitadas

Durante o pico da pandemia de Covid-19 as pessoas tiveram mais tempo para experiências na cozinha e aprimoramento de habilidades culinária.

A volta à rotina agitada limitou o tempo do consumidor, mas não tirou dele o interesse por exercitar sua criatividade no preparo das suas refeições.

Por isso, consumidores têm buscado por produtos que entreguem conveniência e qualidade, mas que ao mesmo tempo se adaptem às suas necessidades com praticidade e ofereçam a chance de personalizar suas refeições, mantendo a ideia do “faça você mesmo”.

Fome de conexão com as marcas

54% dos consumidores globais dizem ter acelerado a transição para o mundo digitalizado com a chegada da pandemia de Covid-19.

É um momento oportuno das marcas passarem a criar experiências digitais com seus públicos, ampliando os pontos de contato e reforçando seus valores.

Comunicar mais e melhor

Como já falamos em nossa cobertura sobre a IFT Chicago, as marcas têm direcionado parte importante dos seus esforços para comunicar aos seus públicos os benefícios de seus produtos, especialmente benefícios pré-existentes e que agora estão mais alinhados as demandas do consumidor. 

Acontece que, de acordo com a Innova Marketing Insights, 74% dos consumidores globais acreditam parcialmente nos claims apresentados nos rótulos de alimentos e bebidas.

Esta é uma oportunidade para as marcas atuarem como educadoras de seus produtos, diminuindo esse ruído com seus públicos.

Da ideia ao consumo!

Conte com os nossos especialistas para o desenvolvimento de alimentos inovadores!

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.