Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Qual o papel das vitaminas e minerais na manutenção da saúde óssea?

Você sabia que alguns tratamentos utilizados durante o combate ao câncer de mama podem levar a perda de massa óssea?  Além deste fato, as mulheres estão mais propensas a perda de massa óssea no período de menopausa. Por isso, a prevenção deve ocorrer desde cedo.

Modificar alguns hábitos pode ser benéfico para preservar a saúde óssea. Confira:

  • Praticar atividades físicas regulares, como musculação, caminhada, corrida, tênis, dança;
  • Abandonar o tabagismo;
  • Evitar ou diminuir ingestão de bebida alcoólica;
  • Alimentação adequada para suprir necessidade de cálcio e vitaminas.

Além dessas práticas, a ingestão de alguns ingredientes pode auxiliar na saúde óssea, tais como:

Vitamina K2 – promove a calcificação dos ossos e impede a calcificação dos vasos sanguíneos e rins, por isso o seu consumo melhora a coagulação sanguínea, fortalece os ossos, evitando a osteoporose e a hemorragia em bebês prematuros. Para saber a recomendação ideal de consumo, é necessário acompanhamento médico.

Vitamina D – a ausência da vitamina D pode ocasionar alterações ósseas como por exemplo a osteomalácia ou osteoporose. A vitamina D atua principalmente na regulação da concentração de cálcio e fósforo no organismo, possibilitando a absorção desses minerais no intestino e regulando as células que degradam e formam os ossos, mantendo os seus níveis na corrente sanguínea. Além desses benefícios, pode auxiliar em prevenção da diabetes, melhora do sistema imune, prevenção de doenças e no fortalecimento muscular.

Magnésio – auxilia na prevenção da osteoporose, porquê ajuda a produzir hormônios que aumentam a formação dos ossos. Pode auxiliar também na melhora do desempenho físico, controle de diabetes, azia e má digestão, controle da pressão arterial e melhora do humor. A recomendação da ingestão diária do Magnésio, depende não somente da idade mas também do sexo.

Colágeno – fundamental para a formação dos tendões, cartilagens e ligamentos presentes nas articulações, o colágeno evita o contato entre os ossos e, consequentemente, o seu desgaste. Além desses benefícios ainda auxilia na manutenção da saúde da pele, cabelo e unhas. Ele auxilia no tratamento da osteoartrite, aumento da massa muscular e ajuda na saúde cardiovascular.

Precisa formular soluções em alimentos, bebidas ou suplementos alimentares com este foco? Entre em contato com nossos especialistas!

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.