A segurança de alimentos é um tema discutido mundialmente por ser algo que afeta diretamente a saúde da população. Ao longo dos anos, diversas normas e auditorias foram implementadas a fim de minimizar os riscos no processo de produção de alimentos, mas a falta de sinergia entre elas impossibilitava a completa adequação das empresas.
A FSSC 22000 é um sistema de gestão da segurança de alimentos que surgiu no início dos anos 2000 como forma de unificar a linguagem e estabelecer os requisitos necessários para o desenvolvimento, implementação e operação de um sistema de gerenciamento de segurança dos alimentos. Ela se baseia em padrões internacionalmente reconhecidos, como a ISO 22000, adicionada de alguns requisitos e normas técnicas específicas. A FSSC 22000 também é reconhecida pela Global Food Safety Initiative (GFSI), organização sem fins lucrativos que estabelece os padrões de segurança dos alimentos ao redor do mundo.
A norma se aplica a empresas de qualquer porte da cadeia de alimentos e rações. Isso inclui fabricantes de todos os tipos de alimentos e bebidas, fabricantes de ingredientes e aditivos, fabricantes de rações para animais e fabricantes de embalagens com requisitos específicos para cada um dos setores. Recentemente a FSSC 22000 foi atualizada e passou a integrar em seu escopo empresas de transporte, armazenamento, operações de varejo/atacado e empresas que que prestam serviço de catering, com o fornecimento de refeições.
Além do aumento de credibilidade da marca, outros benefícios estão atrelados à certificação FSSC 22000, como:
- Melhoria da gestão de boas práticas de fabricação
- Antecipação de riscos e implementação de medidas de controle
- Otimização de processos e recursos
- Melhoria no planejamento e aumento de produtividade
- Acesso ao mercado internacional
Por esses motivos, mais de 27.000 empresas ao redor do mundo possuem a certificação FSSC 22000, inclusive a Nutror, uma marca do Grupo MCassab.