Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Saúde masculina em foco

suplemento alimentar

O Novembro Azul é uma iniciativa internacional de conscientização dirigida à sociedade como um todo, porém em especial aos homens, com ênfase na prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata.

No entanto, há alguns anos, existe um trabalho intenso sendo realizado pelas instituições governamentais associadas ao Ministério de Saúde para ampliação da campanha e divulgação de informações sobre os cuidados integrais necessários com a saúde masculina.

De forma geral, diversos estudos constatam que os homens são mais acometidos a condições severas e crônicas de saúde do que as mulheres e têm maior taxa de mortalidade precoce frente as principais causas de morte [1].

Apesar dessas taxas assumirem um peso significativo, ainda assim, observa-se que a presença dos homens nos serviços de saúde é menor do que a da população feminina e que está associado a construção do conceito da invulnerabilidade do homem, onde o autocuidado não é visto como uma prática masculina.

Historicamente enxerga-se o desenvolvimento e divulgação de mais ações destinadas à saúde das mulheres, crianças e idosos. Ainda que haja uma ampla discussão sobre esse tema, visando quebrar esse paradigma e em atenção as barreiras socioculturais e institucionais, visando promover o acesso e inclusão dos homens ao serviço de saúde, em 2008 foi criada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem (PNAISH).

A PNAISH tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade singular masculina nos seus diversos contextos, ampliando e melhorando o acesso da população masculina, principalmente adulta (20 – 59 anos), aos serviços de saúde, sendo desenvolvida principalmente com base em cinco pilares, sendo eles: Acesso e Acolhimento, Saúde Sexual e Saúde Reprodutiva, Paternidade e Cuidado, Prevenção de Violências e Acidentes e Doenças prevalentes na população masculina. [2]

Atrelado ao último pilar relacionado, a falta de atenção com a saúde combinada com hábitos não saudáveis pode favorecer o aparecimento de uma série de patologias que hoje são mais frequentes a população masculina, estando concentradas em cinco grandes áreas especializadas: cardiologia, urologia, saúde mental, gastroenterologia e pneumologia.

Atos simples podem auxiliar na promoção do bem-estar e a manter a mente e corpo em perfeito funcionamento. Evitar o consumo de substâncias prejudiciais, praticar atividades físicas e manter uma alimentação adequada contribuem na prevenção de doenças, resultando em uma vida mais saudável e longeva.

O consumo adequado de nutrientes essenciais e que são responsáveis por uma série de funções importantes do organismo podem minimizar complicações presentes no universo masculino.

Saúde Mental

O impacto na Saúde Mental afeta mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo e questões como estresse, ansiedade e depressão tem afetado cada vez mais o dia a dia da população. 

A saúde cognitiva tem ganhado destaque dentre as principais buscas por informações e produtos que auxiliem as funções neuronais, que incluem processos complexos como percepção, aprendizagem, memória, atenção, vigilância, raciocínio e funcionamento psicomotor.

Dentre os nutrientes destaques para consumo e suplementação, podemos citar a Colina, que tem papel fundamental na saúde mental, sendo percursora da acetilcolina e fosfatidilcolina, principais neurotransmissores das vias cerebrais e que auxiliam na transmissão sináptica e estruturação das membranas neuronais.

De forma sinérgica junto as vitaminas do Complexo B, são capazes de reduzir a concentração da homocisteína, conhecido oxidante celular e, que em altos níveis, estão relacionados a acidentes vasculares cerebrais.

Saúde Cardiovascular

As doenças cardiovasculares consistem em patologias que afetam o coração e os vasos sanguíneos. As mesmas causam sérias complicações como infarto, arritmia, AVC, insuficiência cardíaca e outras alterações, resultando em mais de 17 milhões de mortes por ano [3] e sendo a causa número um de mortes no planeta.

Fortes evidências científicas suportam os benefícios da dieta adicionada dos ácidos graxos EPA + DHA e que auxiliam na manutenção dos níveis saudáveis de triglicerídeos, mantendo e otimizando o funcionamento do coração e outras atividades metabólicas.

O Ômega 3 é essencial e atua em cada célula como percursor de moléculas sinalizadoras e moderadoras para o equilíbrio inflamatório.

[1] MINISTÉRIO DA SAÚDE. Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas – Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem: Princípios e diretrizes, Brasília, 2008.

[2] IBGE | Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

[3] Mozaffarian et al. 2015 Circulation 133:e38.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.