Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

O que considerar no desenvolvimento de suplementos com enfoque na saúde feminina?

Mulher madura

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) as mulheres brasileiras possuem uma expectativa de vida de 80,3 anos e, para aproveitar cada dia, elas precisam e sempre cuidar da saúde.

Ao longo da vida, passamos por diferentes fases. O corpo da mulher passa por alterações hormonais durante grande parte do ciclo de vida e constantemente são afetadas por diferentes fatores, internos e externos, podendo causar um desequilíbrio do organismo resultando em patologias não desejáveis. É preciso então atentar-se aos sinais do corpo e realizar um acompanhamento médico especializado e periódico é imprescindível.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a política de atenção integral à saúde das mulheres compreende a saúde como um processo resultante de fatores biológicos, sociais, econômicos, culturais e históricos.

Segundo os mesmos, a vulnerabilidade feminina frente a certas doenças e causas de morte está, muitas vezes, mais relacionada com a situação de desigualdade da mulher na sociedade do que com fatores biológicos [1].

A imensa lista de responsabilidades que ainda pesa sobre os ombros das mulheres culmina numa sobrecarga de funções e reduz o tempo para cuidarem de sim mesma. Mas pequenos cuidados na rotina podem ajudar a manter a saúde física e mental mais equilibradas.

A busca pela saudabilidade e o bem-estar são temas abordados regularmente e as principais recomendações atuais são unânimes: prática de exercícios, cuidados com a alimentação e qualidade do sono, evitando o estresse a fim de se ter a menor interferência na saúde emocional.

O consumo adequado dos nutrientes essenciais e que são responsáveis por uma série de funções importantes do organismo podem minimizar complicações presentes no universo feminino e as necessidades do corpo das mulheres mudam ao longo do tempo.

Infância e adolescência

Nessa fase, iniciamos o processo de formação dos nossos hábitos alimentares e é de extrema importância termos uma alimentação qualitativa e quantitativamente adequada.

O consumo ideal dos macros e micronutrientes através da inclusão de diferentes grupos alimentares é um dos principais fatores para que o crescimento e desenvolvimento ocorram no tempo correto, auxiliando no processo de maturação óssea, formação dos músculos, divisão celular e funcionamento neuromuscular.

Fase adulta

Os cuidados com a alimentação e outros bons hábitos devem ser mantidos, porém nesse momento nos deparamos com os primeiros sinais de mudanças da nossa principal barreira frente as ações externas, a pele, que exerce papel fundamental na proteção ao corpo.

Os principais nutrientes que podem auxiliar na manutenção da saúde da pele são os compostos antioxidantes, que atuam diretamente na ação contra os radicais livres, atenuam o efeito nocivo do estresse oxidativo e neutralizam a oxidação de substâncias importantes para o equilíbrio das funções do organismo.

Além disso, o consumo de maior quantidade de proteínas pode auxiliar na manutenção da elasticidade, maciez e contribuir para a sustentação dos tecidos.

Maturidade e melhor idade

O envelhecimento provoca uma série de alterações fisiológicas, que incluem as alterações hormonais, perda de massa óssea e muscular.

Para a manutenção das funções do organismo, alguns ativos desempenham papel fundamental no processo de mineralização óssea e funcionamento celular, como a Vitamina D, o Cálcio e o Fósforo.

Já no processo de funcionamento e recuperação muscular, o Magnésio e diferentes aminoácidos atuam de maneira importante no aporte e proteção contra a perda de massa muscular.

A alimentação saudável é uma recomendação universal e um dos pilares chave para uma vida com saúde. O autocuidado pode trazer uma série de benefícios em todos os aspectos da vida. Pratique!

Desenvolvendo suplementos com benefícios específicos para as necessidades femininas?

Entre em contato com os nossos especialistas.

[1] Política nacional de atenção integral à saúde da mulher: princípios e diretrizes / Ministério da Saúde, Secretaria de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. – Brasília: Ministério da Saúde, 2004.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.