/
Águas funcionais: uma alternativa saudável às bebidas açucaradas

Águas funcionais: uma alternativa saudável às bebidas açucaradas

A busca por opções que promovam saúde e bem-estar tem impulsionado todo o mercado de alimentos e bebidas há alguns anos, e em 2024 não será diferente.

As bebidas não alcoólicas, em especial, têm crescido significantemente através das categorias de bebidas energéticas, esportivas, cafés e chás funcionais. Mas, além desses, existe um segmento bastante promissor que já é sucesso nos mercados americano e europeu.

Imagine uma água que, além de hidratar, auxilie no combate ao cansaço, dando um up na energia física e mental além de prevenir o envelhecimento precoce. Bem-vindo ao mundo das “águas funcionais”, ou como são conhecidas no exterior: vitamin waters.

Mas o que é uma água funcional?

As águas funcionais são bebidas que adicionam vitaminas, minerais, aminoácidos, colágenos, proteínas, fibras e outros nutrientes à água mineral, normalmente com leve aromatização.

Elas são uma alternativa mais saudável às bebidas açucaradas, como refrigerantes e sucos industrializados. As opções já disponíveis no mercado tendem a focar em um benefício funcional específico por produto e comunicar esse benefício ao consumidor-alvo.

Em 2023, o mercado global de águas funcionais foi avaliado em US$ 16,6 bilhões e deve crescer a uma taxa anual composta de 6,5% até 2028, segundo relatório da Grand View Research.

No Brasil, crescem as marcas lançando produtos na categoria e outras fervilham a procura por soluções junto a fornecedores de matérias-primas. A previsão é que as opções disponíveis na aumentem consideravelmente nos próximos anos.

O que impulsiona o crescimento das águas funcionais?

Isso se deve a uma série de fatores, como a crescente preocupação com a saúde e o bem-estar, a busca por produtos mais nutritivos e por alternativas mais saudáveis às bebidas açucaradas, além do incentivo à hidratação.

Muitas pessoas só conseguem ingerir a quantidade de água recomendada por dia quando o sabor é agradável e as “águas funcionais” são leves e fáceis de serem consumidas, facilitando a ingestão de água.

Com isso, elas são uma opção atraente para consumidores que buscam uma bebida mais saudável e nutritiva.

Características das águas funcionais

As águas funcionais costumam ter uma aromatização leve, com extratos vegetais e aromas naturais por exemplo, muitas vezes levemente gaseificadas e coloração suave para que essas bebidas tenham um sabor mais agradável e remetam à leveza da própria água.

Os micronutrientes mais indicados para serem adicionados às águas funcionais são aqueles que têm boa solubilidade em meio aquoso e pouco sabor residual. Alguns exemplos incluem:

  • Vitaminas: vitamina C, vitamina D, vitamina E, vitamina B12, ácido fólico;
  • Minerais: fontes solúveis de magnésio, zinco, potássio, cálcio;
  • Ingredientes bioativos: antioxidantes, prebióticos, probióticos, colágenos.

Aspectos regulatórios no Brasil

No Brasil, diferente das normas regulatórias de outros países, não existe uma categoria específica para as águas funcionais. Isso significa que essas bebidas não podem ser classificadas como água mineral e tampouco ser comercializadas como água mineral com adição de nutrientes, água vitaminada, ou algo similar.

Entretanto, apesar da limitação regulatória, é possível desenvolver bebidas com formulação bastante similar aos produtos importados, usando enquadramentos regulatórios autorizados pela ANVISA.

Confira abaixo algumas alternativas de enquadramento regulatório para esse tipo de bebida:

Bebidas saborizadas – A Portaria MAPA 123/2021 inovou em sua publicação trazendo a possibilidade de enquadrar as bebidas compostas, refrescos e refrigerantes como “produto saborizado”.

Nessa categoria é possível usar extrato aquoso, padronizado, ou apenas fruta e vegetal em quantidade abaixo do mínimo estabelecido na tabela 51.1 do documento, possibilitando uma aromatização leve.

Essa categoria também permite a adição de ingredientes opcionais, entre eles vitaminas, minerais e cafeína (esse último sendo máximo de 20mg/100ml de acordo com o decreto 6871/2009 artigo 13).

Suplemento alimentar líquido – Desde 2018 a categoria de Suplemento Alimentar conta com regras e requisitos próprios, de acordo com as normas de referência – RDC 243/18 e IN28/2018, onde são definidos os ingredientes autorizados (entre eles vitaminas, minerais e cafeína, entre outros bioativos), alegações aprovadas, e limites mínimos e máximos para cada ingrediente da lista positiva.

Veio para ficar

As águas funcionais são uma tendência que veio para ficar e estão ganhando espaço no Brasil.

Com matérias-primas de qualidade, suporte técnico e regulatório e muita criatividade, é possível lançar bebidas saudáveis, leves e altamente alinhadas às demandas do novo perfil de consumidor.

Quer sair na frente dessa categoria promissora? Entre em contato com os nossos especialistas.

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Assine nossa newsletter

*Campo obrigatório.

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Obrigado por se inscrever na nossa newsletter!

Se você preencheu todos os campos de forma correta, fique ligado no seu e-mail, pois é por lá que as novidades vão chegar!