Estivemos presentes na FI Europe & HI e vimos de perto como a indústria de alimentos e bebidas está se preparando para atender um público cada vez mais exigente. Confira os principais movimentos identificados reunidos em 4 insights para a produção de alimentos inovadores.
O poder do plant based
A busca por alimentos saudáveis e alternativos as proteínas animais só aumenta ao redor do mundo. As marcas têm demonstrado avanços no desenvolvimento de alimentos plant based com melhor qualidade nutricional e funcional.
Outras alternativas de fontes proteicas vegetais também figuram entre os ingredientes, como girassol, grão de bico, fava e batata, que saem na frente em aspectos sensoriais como palatabilidade, sabor e até digestibilidade quando comparados à proteína de ervilha, mas ainda assim sem a mesma competitividade.
O desafio de encontrar um aminograma completo para competir com a proteína animal ainda persiste, inclusive em iniciativas científicas que passam a ganhar espaço, como a produção de carnes e lácteos de origem não animal desenvolvidos através da cultura celular e fermentação.
Proteínas de carne cultivadas em laboratório e queijos não derivados de animais têm chamado a atenção de consumidores.
O recado é claro: clientes querem ver nas gôndolas alimentos e bebidas plant based protagonistas e que imitem menos proteínas animais e derivados do leite, com cada vez mais variedade e sabor.
Conveniência e qualidade para rotinas agitadas
Durante o pico da pandemia de Covid-19 as pessoas tiveram mais tempo para experiências na cozinha e aprimoramento de habilidades culinária.
A volta à rotina agitada limitou o tempo do consumidor, mas não tirou dele o interesse por exercitar sua criatividade no preparo das suas refeições.
Por isso, consumidores têm buscado por produtos que entreguem conveniência e qualidade, mas que ao mesmo tempo se adaptem às suas necessidades com praticidade e ofereçam a chance de personalizar suas refeições, mantendo a ideia do “faça você mesmo”.
Fome de conexão com as marcas
54% dos consumidores globais dizem ter acelerado a transição para o mundo digitalizado com a chegada da pandemia de Covid-19.
É um momento oportuno das marcas passarem a criar experiências digitais com seus públicos, ampliando os pontos de contato e reforçando seus valores.
Comunicar mais e melhor
Como já falamos em nossa cobertura sobre a IFT Chicago, as marcas têm direcionado parte importante dos seus esforços para comunicar aos seus públicos os benefícios de seus produtos, especialmente benefícios pré-existentes e que agora estão mais alinhados as demandas do consumidor.
Acontece que, de acordo com a Innova Marketing Insights, 74% dos consumidores globais acreditam parcialmente nos claims apresentados nos rótulos de alimentos e bebidas.
Esta é uma oportunidade para as marcas atuarem como educadoras de seus produtos, diminuindo esse ruído com seus públicos.
Da ideia ao consumo!
Conte com os nossos especialistas para o desenvolvimento de alimentos inovadores!
Clique aqui