Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Bebidas isotônicas

Isotônicos

A prática regular de atividade física tem grande importância e relevância na manutenção da saúde e é considerada uma estratégia de prevenção eficaz para, ao menos, 25 doenças crônicas [1]. Novas modalidades vêm ganhando espaço para além das tradicionais.

O novo normal trouxe uma maior consciência em relação a necessidade dos cuidados à saúde. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Sport Track, entre os anos de 2018 e 2020 houve um aumento de 11% no número de praticantes de atividade física e a busca por exercícios possíveis de se realizar em casa e de forma individual cresceu duas vezes.

Ainda segundo o estudo, do público que declarou ter começado um novo esporte, as modalidades de maior destaque foram a caminhada (23%), corrida (18%) e ciclismo (10%).

Em nosso último post abordamos sobre algumas das oportunidades do mercado de sport nutrition e estratégias relevantes para considerar ao desenvolver novos produtos para as diferentes categorias e que podem ser direcionadas de acordo com o nível de intensidade de cada exercício.

Bebidas isotônicas

Para um atleta, seja ele profissional ou amador, todas as etapas da realização de um exercício são importantes e, além de uma melhor performance física, há uma grande busca pela recuperação da energia e reposição de nutrientes perdidos através da transpiração.

A reposição dos fluidos do organismo melhora o rendimento, as condições físicas e evita o estresse muscular e térmico.

Como uma forma rápida de restaurar o equilíbrio hidroeletrolítico, as bebidas isotônicas permitem que o organismo reestabeleça seu o funcionamento usual através da reposição dos sais.

Por terem uma composição similar a dos fluidos corporais, os sais presentes nos isotônicos são rapidamente absorvidos pela corrente sanguínea e favorecem o bom funcionamento das células.

O novo marco regulatório para os Suplementos Alimentares trouxe um maior direcionamento em relação a utilização da alegação isotônico, estabelecendo critérios de composição específicos e que devem ser atendidos no produto pronto para o consumo declarados como suplementos de carboidratos e eletrólitos, que incluem:

Portanto, suplementos alimentares que não atendam a todos esses requisitos não podem ser denominados de isotônicos.

Adicionalmente, a adição de constituintes fontes de sódio e de potássio em suplementos alimentares está restrita aos suplementos líquidos de carboidratos e eletrólitos, desde que o teor de potássio não ultrapasse 700 miligramas por litro e que o produto contenha, no mínimo, 460 miligramas de sódio por litro e, no máximo, 1.150 miligramas de sódio por litro. Logo, um suplemento alimentar que não será consumido no formato de líquido não poderá ser denominado de isotônico [2].

Como uma maneira de inovar nesse segmento e alinhado aos desejos do consumidor na busca por produtos que considerem a naturalidade e tragam algum benefício à saúde, o setor deve considerar a elaboração de bebidas hidroeletrolíticas que não se restrinja quanto a adição de outros constituintes, como nutrientes, substâncias bioativas, enzimas e probióticos e que possam desempenhar papéis correlatos para o funcionamento do organismo em equilíbrio.

Para desenvolver bebidas isotônicas que contemplem todas as demandas do consumidor, consulte nossos especialistas.

[1] Warburton, D.E.R. and S.S.D. Bredin, Health benefits of physical activity: a systematic review of current systematic reviews. Curr Opin Cardiol, 2017. 32(5): p. 541-556.

[2] Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Brasil). Perguntas e Respostas: Suplementos Alimentares 7.ed – 05 de abril de 2021.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.