Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Sport Nutrition: Quais as oportunidades ao desenvolver produtos para o segmento?

Sport Nutrition

Nos últimos três anos fomos expostos a diferentes situações e desafios, principalmente no que diz respeito a questões ligadas à saúde, com impactos relacionadas ao comportamento do consumidor.

Cada vez mais interessados em saber o que de fato estão ingerindo e compreender o papel específico que cada nutriente pode desempenhar no funcionamento geral do organismo, o consumo de produtos que se destinam a objetivos específicos ganhou força, com destaque para o mercado de suplementos alimentares.

De acordo com a ANVISA, suplementos alimentares são produtos para ingestão oral, destinados a indivíduos saudáveis com finalidade de fornecer nutrientes, substâncias bioativas, enzimas ou probióticos em complemento a alimentação [1].

Dentre as várias divisões a que se destinam os suplementos alimentares, se encontra, os suplementos de linha esportiva, que voltou a crescer com o lançamento de produtos que atendem, de forma democrática, os diferentes perfis de consumidor. Além disso, a consolidação das principais marcas nacionais e o surgimento de novos players sustentam esse crescimento.

Atenção às demandas do consumidor

Para que o mercado ganhe maior impulso, a indústria precisa manter o olhar mais apurado em relação as demandas holísticas e levar em consideração o estilo de vida geral do consumidor, que em geral se preocupa com a manutenção da saúde e busca por soluções que complementem suas metas para além da saúde física, como bem-estar emocional e mental.

As soluções em suplementos com foco na nutrição esportiva contemplam ativos já consolidados e as principais buscas estão relacionadas ao aumento de performance e desempenho físico.

Porém, para obtermos o ótimo funcionamento do organismo e realizar de forma efetiva essas atividades, todos os sistemas devem estar em funcionamento, o que inclui principalmente o muscular, cartilaginoso, ósseo e nervoso.

Nesse sentido, o trabalho com novas abordagens para os ingredientes usuais associados a outras substâncias, a utilização de produtos naturais e sustentáveis e a comunicação clara e transparente nos rótulos, podem trazer resultados extraordinários.

De acordo com a OMS a prática regular de atividade física é recomendada, fundamental e parte de uma estratégia para prevenção de doenças crônicas. As doenças articulares, por exemplo, atingem milhões de pessoas em todo o mundo e esse número tende a aumentar consideravelmente com o envelhecimento e aumento da expectativa de vida global e a atuação de forma preventiva se torna um mercado potencial.

O tratamento dessas patologias, atualmente, está associado ao uso de anti-inflamatórios que acarretam em efeitos adversos e a adoção de tratamentos complementares e que incluem a utilização de macro e micronutrientes associados a substâncias bioativas tem se mostrado eficaz.

Nutrição de performance

Outro fator limitante na prática da atividade física está diretamente relacionado ao dano muscular induzido pelo exercício e a utilização de nutrientes que contribuam para a melhora no desempenho esportivo, resultam em uma melhora na circulação sanguínea, fortalecimento do sistema imunológico, promoção da sensação de bem-estar e disposição, e redução do estresse e do cansaço.

A atividade antioxidante é fundamental em diversos cenários da saúde humana e não é diferente para o desempenho esportivo. Alguns carotenoides, que apresentam alta capacidade antioxidante, demonstram benefícios amplificados capazes de reduzir o estresse oxidativo e promover proteção contra danos musculares induzidos pelo exercício, além da diminuição do acúmulo de ácido lático, um importante biomarcador relacionado a dor muscular, sendo eficaz na melhora da performance do atleta [2-3].

Devemos pensar na experiência como um todo e os temas abordados vão de encontro com o movimento de inovação do mercado. O foco é o desenvolvimento de produtos para necessidades individuais e personalizadas, onde a utilização de produtos naturais e sustentáveis seguem movimentando cada vez mais o mercado.

Conte com nossos especialistas para o desenvolvimento de soluções em nutrição esportiva

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.