Logo Blog Nutror Action. Desenvolvido por especialistas. Pensado para você.

Saúde em Série: como combater a anemia?

com Márcio Atalla

Existem diversos tipos de anemias: hereditárias, causadas por doenças autoimunes, crônicas e na medula óssea, sendo que cada uma delas apresenta sintomas e tratamentos específicos. Mas você sabia que a anemia causada pela falta de nutrientes é o tipo mais comum?

Alguns nutrientes, como Ferro, Vitamina B12 e Ácido fólico, são essenciais para a produção dos glóbulos vermelhos e, quando há falta deles, é comum que o indivíduo apresente um quadro de anemia. Para realizar o tratamento, primeiramente, deve-se identificar qual o nutriente deficiente, feito isso, o profissional de saúde deverá prescrever uma dieta rica em tal elemento.

Confira dicas de alimentos com alta concentração de nutrientes essenciais para o combate à anemia:

Vitamina B12: Leite, queijo, carne, ovos, cereais matinais e leite de soja.

Ferro: Carnes vermelhas, de aves e de peixes, leguminosas-escuras, folhas verde-escuras, grãos integrais enriquecidos, nozes e castanhas, açúcar mascavo e rapadura.

Vitamina B9 ou Ácido fólico:  Vegetais de coloração verde escuro como couve, espinafre, brócolis, frutas cítricas, grãos e sementes como feijão, lentilha e grão-de-bico, além do abacate, manga, ovos, gérmen de tricô.

No Brasil, o Ministério da Saúde implementou em 2002 a RDC n. 344/2002, que prevê o enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico, a fim de reduzir a anemia ferropriva e problemas congênitos relacionados à má-formação do tubo neural. Em 2017, houve a publicação de uma nova resolução – RDC n. 150/2017-que estabeleceu novos requisitos para o enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico. 

Quer ter mais informações sobre a fortificação de farinhas e outros alimentos? Entre em contato com um dos nossos especialistas.

Esta gostando do conteúdo ? Compartilhe!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on email
Share on whatsapp
Share on telegram

Comentários

Deixe um comentário

Categorias

Ultimos Posts

Fale com nossos especialistas

Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.

Inscreva-se em nossa Newsletter e receba gratuitamente os conteúdos Nutror

*Neste ato autorizo expressamente que a Empresa MCassab utilize meus dados para fins publicitários. Fico ciente ainda que caso queira qualquer informação sobre meus dados, irei utilizar o canal de LGPD da Empresa.