com Márcio Atalla
Existem diversos tipos de anemias: hereditárias, causadas por doenças autoimunes, crônicas e na medula óssea, sendo que cada uma delas apresenta sintomas e tratamentos específicos. Mas você sabia que a anemia causada pela falta de nutrientes é o tipo mais comum?
Alguns nutrientes, como Ferro, Vitamina B12 e Ácido fólico, são essenciais para a produção dos glóbulos vermelhos e, quando há falta deles, é comum que o indivíduo apresente um quadro de anemia. Para realizar o tratamento, primeiramente, deve-se identificar qual o nutriente deficiente, feito isso, o profissional de saúde deverá prescrever uma dieta rica em tal elemento.
Confira dicas de alimentos com alta concentração de nutrientes essenciais para o combate à anemia:
Vitamina B12: Leite, queijo, carne, ovos, cereais matinais e leite de soja.
Ferro: Carnes vermelhas, de aves e de peixes, leguminosas-escuras, folhas verde-escuras, grãos integrais enriquecidos, nozes e castanhas, açúcar mascavo e rapadura.
Vitamina B9 ou Ácido fólico: Vegetais de coloração verde escuro como couve, espinafre, brócolis, frutas cítricas, grãos e sementes como feijão, lentilha e grão-de-bico, além do abacate, manga, ovos, gérmen de tricô.
No Brasil, o Ministério da Saúde implementou em 2002 a RDC n. 344/2002, que prevê o enriquecimento obrigatório das farinhas de trigo e milho com ferro e ácido fólico, a fim de reduzir a anemia ferropriva e problemas congênitos relacionados à má-formação do tubo neural. Em 2017, houve a publicação de uma nova resolução – RDC n. 150/2017-que estabeleceu novos requisitos para o enriquecimento das farinhas de trigo e de milho com ferro e ácido fólico.
Quer ter mais informações sobre a fortificação de farinhas e outros alimentos? Entre em contato com um dos nossos especialistas.