Com Márcio Atalla
Dentro de uma nova rotina de cuidados impostos pela pandemia, é essencial lembrar daquilo que nos ajuda no combate as ameaças do nosso organismo: o sistema imunológico.
Composto por uma série de células, tecidos, moléculas e órgãos que trabalham em conjunto para formar um escudo de proteção ao corpo, o sistema imune evita que agentes patógenos afetem a nossa saúde.
A capacidade do corpo de nos proteger contra tais agentes externos é chamada de imunidade, que pode ser classificada como inata ou adquirida. A imunidade inata é aquela que possuímos desde o nascimento. Alguns agentes do corpo atuam como barreira natural agindo para nos proteger de doenças e infecções, como a pele, mucosa, leucócitos – também conhecidos como glóbulos brancos – e células fagocíticas. Já a imunidade adquirida é desenvolvida ao longo da vida, à medida que temos contato com agentes invasores que desencadearão de células e sínteses de anticorpos.
A boa imunidade garante ao corpo defesa contra diversos ameaças infecciosas, como vírus, fungos, bactérias e parasitas.
Confira as dicas que separamos para que você cuidar da sua imunidade:
1 – Pratique exercícios físicos com regularidade;
2 – Mantenha o sono e a hidratação em dia;
3 – É essencial investir em uma alimentação rica em vitaminas, como C e D, e em oligoelementos, como o zinco, selênio e magnésio, que são extremamente importantes para o funcionamento das células do sistema imune e desenvolvimento dos anticorpos.
Para saber como o mercado de alimentos, bebidas e suplementos contribui pode contribuir cada vez mais para a manutenção da imunidade, entre em contato com um dos nossos especialistas.